O medicamento é apontado como a maior fonte básica de intoxicações. Por isso, a promoção do uso racional de medicamentos é um dos principais pontos da Política Nacional de Medicamentos, e conta como uma das obrigações dos gestores de saúde.
Dentre as formas de promover o uso racional de medicamentos, destacam-se a implantação e utilização de:
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)
Instrumento principal de seleção de medicamentos no âmbito do SUS. Os medicamentos essencias, de acordo com a OMS, são queles que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias da população, os quais devem ser acessíveis em todos os momentos.
Formulário Terapêutico Nacional (FTN)
Informações científicas, isentas e embasadas em evidências sobre os medicamentos selecionados na RENAME. O FTN contém indicações terapêuticas, contraindicações, precauções, efeitos adversos, interações, esquemas e cuidados de administração, orientação ao paciente. Para o usuário contribui para obtenção de terapia com eficácia, segurança e menor custo.
Protocolos Clínicos
Estabelecem critérios de diagnóstico de cada doença, o tratamentos preconizado com os medicamentos disponíveis nas respectivas doses corretas, o acompanhamento e os resultados;
Promovem o uso racional de medicamentos;
Cria mecanismos para a garantia da prescrição segura e eficaz, reduzindo a incidência de reações adversas ao medicamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?