A planta de nome Enterolobium contortisiliquum, popularmente conhecida como tamboril ou orelha-de-macaco, foi estudada na universidade federal de São Paulo (UNIFESP), pela professora Maria Luíza Vilela Oliva e sua equipe, onde demostrou potente ação antitumoral, anticoagulante, anti-inflamatória e antitrombótica.
A pesquisadora Maria Luíza disse: "Estávamos buscando moléculas capazes de inibir a ação de proteases, enzimas cuja função é quebrar as ligações peptídicas de outras proteínas. Essas moléculas estão envolvidas em inúmeros processos fisiológicos e patológicos no organismo; um inibidor poderia ter efeitos terapêuticos interessantes"
Através das pesquisas em busca de um uma molécula capaz de inibir a ação de proteases, foi encontrada e Isolada a proteína EcTI, sigla em inglês para Inibidor de tripsina Enterolobium Contortisiliquum.
A EcTI já teve seu efeito antitumoral testado em linhagens celulares de câncer de mama, próstata, colorretal, leucemia e melanoma (pele). A molécula inibiu toda a proliferação celular em todos os modelos testados.
Na linhagem de câncer gástrico, a EcTI impediu a adesão da célula cancerosa ao tecido conjuntivo, bloqueando a invasão e a migração das células. "Antes de migrar para outros tecidos, a célula tumoral precisa aderir ao tecido conjuntivo que lhe dá suporte. O EcTI bloqueia proteases presentes na matriz extracelular e a via de sinalização usada pelo tumor nesse processo sem afetar os fibroblastos, que são as células sadias desse tecido conjuntivo", explicou Maria Luíza.
Fonte: Diário da saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?