METABÓLITOS PRIMÁRIOS: QUAIS SÃO E PRA QUE SERVEM?
**Qualquer ecossistema, funcionalmente independente, é formado no mínimo por dois componentes biológicos: o dos produtores primários de energia e o dos elementos encarregados da decomposição, intercalados por uma cadeia de consumidores de energia. Dentre os produtores primários, as plantas verdes são de significado primordial, pois são seres autótrofos, ou seja, capazes de captar e transformar a luz solar durante a fotossíntese e estocá-la, na forma de energia química, no processo metabólico primário.
Além da fotossíntese existem numerosas outras dependências e influências recíprocas entre os vegetais e os demais organismos que compõem um ecossistema. As plantas, apesar de apresentarem vantagens de ser autotróficas, são imóveis e desprovidas de “garras”, não podendo, por isso, escaparem e defenderem-se ao ataque dos seus inimigos. Por isso, a estratégia é utilizarem com mais intensidade os produtos químicos naturais para sua defesa. Essa interação entre os organismos, essencialmente química, representa um importante fator de regulagem da ecosfera e ora fornece, ora inibe o desenvolvimento, a propagação e a conservação das espécies.Assim, além das plantas serem a principal fonte de alimentos para os seres vivos, por seus metabólitos primários, relaciona-se com eles através dos metabólitos secundários, “os produtos naturais”.
E OS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS?
**Esses metabólitos secundários têm como uma das funções servir como barreira de defesa química das espécies botânicas. Ao contrário dos primários, os metabólitos secundários têm distribuição restrita na natureza, consequentemente é uma manifestação de individualidade do organismo que os contêm. Estas substâncias são geralmente armazenadas em vacúolos, a fim de evitar a sua própria auto toxidade.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?