domingo, 20 de outubro de 2013

Influências dos Medicamentos

     Visando uma valiosa contribuição para o controle de muitas doenças, a incorporação desenfreada de medicamentos a pratica médica produz também efeitos indesejáveis, entre os quais a carcinogênese, ou seja, o processo de formação do câncer.
Dentre alguns estudos, podem ser citados:
* o efeito carcinogênico indubitável da clornafazina e do melfalan.
* a evidência que o clorambucil, o tiotepa e a ciclofosfamida são indutores de leucemias e câncer de bexiga.
* supressores imunológicos, como a azatio-prina e prednisona, já foram relacionados com linfomas malignos e com o câncer de pele. Quando administrados a transplantados, aumentam, agudamente, em meses, o risco de desenvolver o linfoma linfocítico e outros tumores malignos nesses pacientes.
* a fenacetina tem sido responsabilizada por tumores da pelve renal.
* a comprovação da relação entre o uso de dietilestilbestrol por mulheres grávidas e o desenvolvimento, em suas filhas expostas in útero ao hormônio, de adenocarcinoma de células claras de vagina.
* o uso de estrogênios conjugados, para o tratamento dos sintomas da menopausa, correlaciona-se com uma maior ocorrência do câncer de endométrio, e alguns estudos relacionaram o câncer de mama com o uso prolongado de contraceptivos, antes da primeira gravidez.

Deve ter atençao redobrada ao consumo indiscriminado de medicamentos, pois infelizmente eles podem produzir efeitos indesejáveis e levar a uma predisposição a formação do câncer.

               CONSULTE O SEU FARMACÊUTICO E PROCURE INFORMAÇÕES                     A RESPEITO, ELE É DETENTOR DESSE SABER!!!

FONTE: estudodeenfermagem.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?