quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Farmacotécnica Hospitalar


     Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por profissional farmacêutico, integrada funcionalmente e hierarquicamente às atividade hospitalares, onde a principal função é garantir a qualidade de assistência prestada ao paciente através do uso seguro e racional de medicamentos e correlatos.
     A farmacotécnica trata-se de uma parte da farmacologia que cuida das drogas, transformando-se nas várias formas farmacêuticas utilizadas na prevenção, diagnóstico e cura das doenças. Esta transformação visa a administração, assegurando a eficácia terapêutica e conservação.
     A farmacotécnica estuda a forma farmacêutica mais adequada e o melhor meio de se conservar os medicamentos, com isso prolongando, na medida do possível, o seu período de utilização. Está ciência tem como objetivo preparar, conservar, acondicionar e dispensar medicamentos, dosados com exatidão e apresentados sob uma forma que facilite a sua administração.


     A Farmacotécnica Hospitalar é uma seção da farmácia hospitalar que tem por finalidade a manipulação e/ou produção de medicamentos e correlatos (Produtos de Higiene, auxiliares de diagnóstico, entre outros), na forma de dosificação adequada e segura, com apresentação adequada, tendo como finalidade a contribuição com as demais áreas da Farmácia Hospitalar para que esta cumpra sua missão no serviço clinico e colabore diretamente na assistência ao paciente hospitalizado e/ou ambulatorial, sendo importante, pois proporciona a adequação do medicamento às necessidades e características do paciente, preparo de produtos em concentrações e apresentações inexistentes comercialmente, garantia de produtos com elevado padrão de qualidade e assegura apoio para a implementação da dose unitária.


     Está é mais uma das diversas áreas do curso de farmácia de grande importância na farmácia hospitalar, pois facilita o acesso do paciente a um medicamento especifico e de qualidade, possibilitando uma melhor resposta ao tratamento de determinadas doenças e segurança na administração do fármaco.  É uma área que se seguida todas as orientações da Anvisa, em relação a estrutura e manipulação, trás mais qualidade e eficácia no tratamento de diversas enfermidades, pois dá a possibilidade de tratar cada paciente especificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?