Os saneantes, produtos que facilitam a limpeza e a conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais), são amplamente utilizados pela população. A Anvisa atua no registro e notificação desses produtos , antes de sua comercialização, observando critérios de qualidade para garantir eficácia e segurança desses produtos. A Agência também elabora normas e padrões, apoia a organização de informações sobre a ocorrência de problemas de saúde causados por esse tipo de produto, atua no controle e avaliação de riscos, acompanha o desenvolvimento técnico-científico de substâncias e, quando necessário, adota medidas corretivas para eliminar, evitar ou minimizar os perigos relacionados aos saneantes.
A tecnologia de saneantes resume-se em: Boas Práticas de Fabricação: Matéria-prima adequada, Equipamentos para manipulação/Garantia da Qualidade: Procedimento Operacional Padrão, Determinação do Prazo de Validade/Controle da Qualidade: Requisitos para o desenvolvimento de metodologias analíticas, Validação de metodologias analíticas e Legislação Básica para Registro: Produtos de limpeza e afins, Produtos com ação antimicrobiana, Desinfetantes.
Domissanitário é um termo utilizado para identificar os saneantes destinados a uso doméstico. Os saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar. São exemplos de saneantes, os detergentes, alvejantes, amaciantes, ceras, lustra móveis, limpa vidros, polidores de sapatos, removedores, sabões, saponáceos, desinfetantes, produtos para tratamento de água para piscina, inseticidas, raticidas, repelentes, entre outros. A produção de saneantes domissanitários é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Todos os serviços envolvidos nessa cadeia, como a fabricação, armazenagem, distribuição e transporte devem estar em conformidade com as normas da ANVISA.
Desinfecção é um processo físico ou químico capaz de eliminar a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados ou superfícies. Trata-se de uma etapa indispensável dentro do processo de higienização, que pode ser afetada por diversos fatores, como por exemplo, concentração de solução germicida, temperatura e ph do processo. Os desinfetantes para uso domiciliar são chamados de ‘desinfetantes de uso geral’ e de acordo com a Anvisa são formulações que tem na sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microorganismos não esporulados, ou seja, microorganismo que se encontram na forma vegetativa, realizando todas as suas atividades metabólicas.
Por se tratarem de produtos químicos que podem causar impacto à saúde e ao meio ambiente, a necessidade de desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros e a conseqüente busca por substâncias químicas alternativas que garantam essa segurança com qualidade e eficiência é um grande desafio para o profissional. Esses tipos de cuidados servem para o consumidor estar atento aos produtos clandestinos, que são vendidos por ambulantes em caminhões ou lojas que revendem produtos de limpeza. Esse tipo de produto não tem ação contra os microorganismos e além disso, podem causar danos a saúde, como queimaduras, problemas respiratórios, irritação entre outros. E para evitar esses tipos de problemas a principal característica a ser analisada nos saneantes pelos consumidores é a viscosidade se estar de acordo com o produto que foi produzido que garante a qualidade deles, se estar dentro das normas exigidas e se estar sendo analisado e registrado pela ANVISA.
fonte???
ResponderExcluir