sexta-feira, 15 de março de 2013

Cascas de alimentos são úteis e nutritivas

        


         Utilizar as cascas de frutas e legumes é uma boa forma de reduzir o lixo orgânico e adicionar mais nutrientes à alimentação. Segundo uma pesquisa da Unesp, a casca de algumas frutas, por exemplo, chega a ter 9 vezes mais vitamina do que a polpa. No caso da maçã, a quantidade de proteína da casca é quase o dobro da parte branca, sem contar que tem 3 vezes mais fibras e vitamina C. Aqui você encontra ideias boas e práticas para evitar o desperdício do que antes ia direto para a lixeira.
         A casca de laranja, por exemplo, pode ser um ótimo repelente para sua casa. O ácido cítrico é muito usado para conservar alimentos, mas causa incômodo aos mosquitos e pernilongos. Muitas pessoas deixam pedaços das cascas em alguns cantos do ambiente e outras usam como refil do aparelho elétrico, aquele usado na tomada com a mesma finalidade. O aroma é suave e a técnica não deixa nenhum componente químico no ar.
          Para evitar lesmas e lagartas nas plantas, coloque as cascas de ovo esmagadas na terra. A casca tem cálcio, o que deixa a terra menos ácida e afasta os bichinhos. Se você tem o estômago sensível e gosta de um cafezinho, coloque uma casca de ovo limpa no filtro da cafeteira. Ela neutraliza a acidez e a bebida não perde o sabor. Outra dica interessante é substituir a palha de aço pela casca de ovo triturada na hora de limpar as panelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?