Pegando o bonde da praticidade, muitas indústrias de cosméticos resolveram juntar dois produtos que são essenciais para os cuidados com a pele: o protetor solar e a base. No entanto, surgiram duas variações dessa combinação, que reúnem base com protetor solar em sua composição e o protetor solar com cor de base. "Ambos têm versões com um toque seco, perfeito para peles oleosas", diz a dermatologista Daniela Landim, de São Paulo. "Além disso, alguns ainda contam com tecnologias que facilitam a adesão e cobertura para quase todos os tons de pele", completa. Se o uso dos dois produtos assim como seus benefícios ainda parecem um pouco confuso para você, não desanime. Vamos entender:
Ambos conferem alta proteção e amplo espectro, pois possuem minerais contidos nos pigmentos que, além de dar cor, dissipam os raios UV.
No entanto, o protetor com base bloqueia os raios UVA, UVB e luz visível, enquanto a base protege apenas contra UVB e luz visível. A especialista afirma que é uma diferença mínima, uma vez que os raios UVB são os realmente nocivos à pele - os raios UVA são leves, responsáveis por deixar a pele com a cor bronzeada. As bases ainda apresentam uma cobertura superior a dos protetores, pelo fato de ser um produto de maquiagem. O protetor solar, por sua vez, irá apenas deixar a pele em um tom mais uniforme e natural - é comum inclusive algumas mulheres aplicarem mais protetor do que o necessário, pois não percebem a cobertura. "Por ser mais suave, o protetor com cor está sendo usado inclusive por homens", afirma a dermatologista Daniela. Além disso, a base costuma ter uma fixação melhor, justamente por ter esta finalidade. No entanto, a fixação e a cobertura vai depender de cada produto. Alguns protetores podem ser até mais eficientes do que algumas bases, por exemplo.
Então, qual dos dois é mais efetivo para disfarçar as imperfeições? Segundo a dermatologista Daniela Landim, a base tem textura e acabamento próprio para disfarçar manchas e imperfeições. "O filtro solar como base é mais leve e seu manuseio é bem mais fácil, mas não obterá tanto sucesso quanto a base para esconder o que a mulher quiser disfarçar." No entanto, vale observar o tipo da base utilizada para camuflar cada problema. Se o objetivo é disfarçar olheiras, por exemplo, opte por uma base mais espessa.
Os dois produtos devem ser reaplicados a cada 4 horas para que a proteção solar seja efetiva. Nesse sentido, o protetor solar com cor de base pode ser uma opção melhor, já que o risco de a produção ficar carregada é menor.
É possível usar os dois produtos juntos? As especialistas explicam que não há qualquer problema em usar os dois produtos juntos, mas que eles não são complementares. "O ideal é optar pelo que mais atende às suas expectativas e usar apenas ele", diz Daniela Landim.
Os dois produtos possuem versões hipoalergênicas e dermatologicamente testadas, mas ocorre variação entre os fabricantes. Por isso é importante conferir a embalagem para não cometer um engano e ser lesado.
Com relação à validade, varia de acordo com o fabricante, mas no geral é muito parecida para os dois produtos. Quando industrial, a validade em média de 2 anos, e quando manipulado em média 6 meses.
FONTE
Minha vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?