Foi autorizado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o teste da vacina contra a denguem em humanos ao Instituto Butantan. A pesquisa foi iniciada no ano de 2006 e agora sera iniciada a faze de testes, que sera realizada em 300 voluntários, tendo como finalidade analisar a segurança e a resposta imunológica desenvolvida pelas pessoas para a vacina tetravalente, tendo como perspectiva prevenir a população contra quatro sorotipos da doença.
O estudo que teve inicio com a construção de um laboratório piloto, bancos de células e de vírus dos quatro sorotipos de dengue. Agora tem como auxilio os locais onde os testes serão realizados sendo estes três centros de pesquisa clinicas de São Paulo: Centro de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da USP; no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP)
Caso a vacina seja aprovada em todas as etapas de pesquisa clinica, poderá ser registrada e utilizada pela população. O governo brasileiro tem perspectivas, em caso de sucesso, de atender a demanda nacional e como a dengue é presente em mais de 100 países exportar a vacina contra a dengue.
Existem outras vacinas que são candidatas ao tratamento da dengue e estão sendo pesquisadas em outros países e por laboratórios privados. No Brasil alem do Butantan, o instituto de tecnologia e imunobiológicos Bio-Manguinho, da fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue com apoio do ministério da Saúde. Os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK.
Fonte: ANVISA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?