sábado, 24 de agosto de 2013

Pholia Negra x Sibutramina

   


Muito comum na atualidade, a obesidade tem se tornando um dos maiores problemas à saúde pública no Brasil e em outros países do mundo.  Acarretada pelo acúmulo excessivo de gorduras no corpo, devido do consumo exagerado de alimentos com alto teor calórico, a doença gera vários problemas à saúde.
Com os padrões de beleza impostos pela sociedade, muitas pessoas recorrem a medidas extremas para perder peso, em alguns casos fazendo uso indevidos de medicamentos. A exemplo destes são os classificados como anoxígenos , que são medicamentos controlados que tem por finalidade induzir a anorexia – aversão do alimento, falta de apetite, ou seja servem para emagrecer.
Alguns medicamentos conhecidos como anoxígenos são: Femproporex, Sibutramina . Mas a ANVISA proibiu a prescrição e a venda do Femproporex pelo fato que seus efeitos colaterais serem maiores que os efeitos benéficos, e o mesmo está prestes a acontecer com a sibutramina. 
Então, em estudos realizados, encontraram uma nova droga que faz o mesmo efeito da sibutramina e tem menos efeitos adversos, a Pholia Negra, planta conhecida dos índios brasileiros.
Seu principal benefício é auxiliar na redução da obesidade e no controle de peso corporal, aumentando a sensação de saciedade por retardar a digestão, e seu consumo é autorizado pela ANVISA.
Segundo uma pesquisa realizada com ratos, separados em dois grupos, onde a um grupo foi dado a Pholia Negra, ao outro, Sibutramina, o resultado apontou que os dois grupos tinham emagrecido a mesma medida.  Comprovando assim que as duas tem o mesmo potencial de reduzir o peso das pessoas, mas sendo a Pholia o medicamento com menos efeitos adversos, causando menos danos à saúde.
A Sibutramina está na mira da ANVISA para ser proibido a venda no mercado, então foi dado um prazo de mais 2 anos para que os médicos passem a prescrever a Pholia Negra ao invés da Sibutramina.  Caso não ocorra a diminuição dessas prescrições, o medicamento será tirado de vez do mercado.
A única empresa no Brasil que tem autorização pela ANVISA para venda da Pholia é a AttivosMagisttrais, pois a mesma desenvolveu estudos clínicos e tem total comprovação sobre a eficácia do produto.

Vale salientar, que para uso de qualquer medicamento é necessário acompanhamento médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?