A medicina ortomolecular (ciência relacionada ao conceito de radicais livres, que atacam e destroem varias estruturas celulares do corpo, destruindo nossas células, proteínas, hormônios, ácidos graxos, num processo denominado OXIDAÇÃO, constituindo-se, assim, num dos principais fenômenos responsáveis pelas doenças.) mostra que por meio de alimentos como leite, tomate, espinafre, kiwi, salmão, entre outras frutas, verduras, legumes, o paciente pode adquirir uma melhor qualidade de vida.
O tratamento basea-se na reposição de zinco, magnésio, cálcio além de vitaminas para diminui a dor, a rigidez das articulações e aumentar a capacidade geral do indivíduo.
Contemporaneamente , o homem vem a saciar-se pela quantidade e não pela qualidade, o que na prática leva ao desequilíbrio de nutrientes vitais para o bom funcionamento do seu organismo. É com esse intuito que o tratamento fornece energia ao organismo, mostrando a maneira correta de se alimentar. Legumes e verduras crus são uma fonte de sais minerais, vitaminas e fibras. Já frutas são alimentos ricos em energia o que mantém a saúde através de suas vitaminas, sais minerais e enzimas, além de varrer os radicais livres.
A artrose é uma doença que surge a partir dos 30 a 40 anos, é silenciosa, podendo acometer desde desvios de direção nos joelhos até alterações do metabolismo do indivíduo. Tem como característica o desgaste da cartilagem articular,podendo também está associada às alterações perto da cartilagem como os ossos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, a artrose se estabelece principalmente na coluna, nos ossos das mãos, nos pés e na bacia. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão os resultados obtidos .
Os principais aliados ao combate da artrose são:
Zinco – sendo capaz de promover a liberação do hormônio do crescimento, participando da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas
Cálcio – componente essencial na estrutura dos ossos, sua deficiência pode levar osteoporose, raquitismo. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora Selênio – melhora as condições da cartilagem, alem de fontes como alho, cebola, cogumello (champions) e castanha-do-pará.
Magnésio – tem como característica fixar o cálcio nos ossos e dentes. A falta deste pode dar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi.
Boro – ajuda a melhorar o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose, grande vilã da meia idade. Ele é encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também é uma fonte de boro, dependendo da sua origem.
Vitamina D – previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose. Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol.
Vitamina K – encarregada pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.
Vitamina C – tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem, sua deficiência pode causar alterações de crescimento. Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja
Toda dieta deve ser associada a praticas regulares de exercício físico, você é o que você come!
Fontes:www.saudebeleza.net.br/
www.vocesabia.net/saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?