A gengivite é uma inflamação que acomete a gengiva e pode, se não tratada, progredir para o osso alveolar que envolve e segura os dentes, causando periodontite. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental que, se não removida com freqüência através da higiene bucal, pode causar problemas de sangramento, dor e edema na boca. Pode também ser causada por infecções virais e fúngicas, leucemia, diabetes, AIDS, má nutrição, estresse, como também, em fumantes e como efeito colateral de medicamentos.
Mulheres durante a gravidez e na menopausa também podem desenvolver gengivite.Os microrganismos que colonizam o biofilme produzem enzimas que induzem a inflamação, por uma reação imunológica que libera produtos, ou pelo lipopolissacarídeo, encontrado na membrana externa desses gram-negativos.
Estudos recentes comprovam a ação terapêutica de algumas plantas medicinais no tratamento da gengivite, pois além de diminuírem o processo inflamatório, controlam a proliferação de microrganismos na cavidade oral.
- A romã (Punica granatum L.) tem sido muito estudada com essa finalidade, ou seja, possui atividade antimicrobiana, antiinflamatória e antisséptica, sendo usada no tratamento de gengivites e feridas bucais.
As plantas medicinais mais indicadas no tratamento da gengivite são: Punica granatum (romã), Althaea officinalis (alteia), Salvia officinalis (sálvia), Calêndula officinalis (calêndula), Malva sylvestris (malva) e Plantago major (tanchagem). Essas espécies são usadas em bochechos, mastigadas ou escovadas sobre os dentes.
As plantas medicinais possuem uma ação mais suave que os medicamentos alopáticos, pelo fato do princípio ativo da planta atuar em conjunto com os outros componentes, com isso, reduzindo os efeitos colaterais. Por isso, encorajamos a utilização de fitoterápicos como terapêutica isolada ou complementar aos problemas de inflamação nas gengivas.
*Braz José do Nascimento Júnior (Cirurgião Dentista, Professor do Curso de CiênciasFarmacêuticas da UNIVASF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?