quarta-feira, 16 de março de 2011

Quem não quer emagrecer?

Hoje em dia, são poucas as pessoas que não gostaria de perder alguns quilinhos. O problema é que estas pessoas não querem emagrecer por conta própria, na verdade elas querem “ser emagrecidas”, com perda de peso rápida, fácil e garantida!

Tudo isso fruto da teoria da “Pílula Mágica”, aquela em que o seu único esforço seria lembrar de tomá-la uma vez ao dia. Você não precisará fazer exercícios físicos, regularizar a alimentação nem tampouco mudar nada no seu estilo de vida, apenas tomá-la (quem sabe ela não poderá trazer até uma barriga de tanquinho, rs).

Alguns dizem que a evolução do homem está expressa na figura abaixo:

Outros dizem que essa busca pelo emagrecimento se deu devido às alterações nos padrões de beleza, veja as figuras abaixo.

Antigamente as vestimentas eram bastante diferentes das dos dias atuais, as mulheres andavam com vestidos longos, punhos compridos e se por acaso um ventinho levantasse um pouco a barra do vestido, todos os meninos ficariam agitados! Certamente eles comentariam entre si: “-João, visse os ‘mocotós’ de Maria? Tou aqui doidinho desde ontem, não consigo pensar em outra coisa!”. Hoje os tempos mudaram, não é verdade?

Antes uma mulher gordinha era sinal de beleza, saúde e riqueza, hoje o modelo vigente é o das mulheres só com o couro e o osso (e acreditem, eu acho que ainda vão arranjar um jeitinho de tirar o couro pra ficar só os ossos, rs).


Na ANVISA está ocorrendo várias discussões para a retirada, no mercado brasileiro, dos inibidores do apetite, assim como o fez a União Européia e os Estados Unidos, recentemente. Pois o custo benefício do uso desses medicamentos foi posto em xeque, devido aos novos estudos que associaram estes medicamentos (os mais comuns: Sibutramina, Anfepramona, Femproporex e Mandizol) a doenças cardiovasculares e a distúrbios comportamentais (quer saber mais, acesse www.anvisa.gov.br).

Além de termos o problema da obesidade (IBGE confirma que obesidade é epidemia no Brasil), temos o outro extremo que é a anorexia, relacionei a seguir dois vídeos, um sobre a obesidade e outro sobre a anorexia.



Portanto, para perder aqueles quilinhos que insistem em aparecer, principalmente com o passar dos anos, procure se exercitar com mais freqüência, se alimentar bem e tentar diminuir os níveis de estresse diários (lembre-se de procurar as adequadas orientações) e apenas em último caso fazer o uso de algum medicamento, pois estes poderão trazer riscos reais a sua saúde.

Para terminar, uma fotografia da turma do 6º período de Farmácia, após aula prática de Desenvolvimento e Produção de Cremes Hidratantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?