terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cymbopogon winterianus: Mais que um repelente natural







      Cymbopogon winterianus, popularmente conhecida como citronela, é uma planta herbácea, perene que pode atingir até 1,5 metros de altura, pertencente à família Poaceae (Gramineae). Originada na Índia, no Ceilão e na Ilha de Java, Indonésia, sendo cultivada em todos países na região dos trópicos inclusive  no Brasil. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, podendo ser até um pouco enjoativo.  Cymbopogon winterianus possui mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal, citronelol e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico e suas principais ações farmacológicas. 

Propriedades Farmacológicas 

A essência de citronela tem efeito calmante, carminativo, anti-hipertensivo, anti-reumático, anticonvulsivante, bactericida, larvicida, antifúngica,incluindo ação anti-candida.  Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.

Medicina Popular

Na medicina popular C. Winterianus é usado em casos de nervosismo, ansiedade, agitação, convulsão, inflamação articulares, gases intestinais, reumatismo, pressão alta e na febre amarela. Têm se mostrado útil para afastar pulgas, carrapatos e mosquitos de cachorros. Porém sua principal atribuição consiste em repelir insetos e pragas, efeito bastante adotado em plantações pra afastar mosquitos e borrachudos. 


Toxidade

Aplicação do óleo essencial diretamente sobre a pele pode provocar irritações. O uso prolongado (acima de 15 dias) do óleo puro ou altamente concentrado sobre a pele pode ocasionar um estado de hiperplasia das glândulas sebáceas, o que pode desencadear problemas de pele, devem ser evitados por homens com problemas de próstata como hiperplasia, pois o citral, presente no óleo, pode ocasionar um aumento da dilatação prostática, complicando ainda mais o problema. Entretanto, homens sem problemas de próstata podem usá-lo seguramente. 

Utilização

O seu óleo essencial é utilizado em perfumes, cremes, loções, velas, incensos, repelentes, como agente aromatizante de alimentos, bebidas, produtos de panificação, cereais, doces, laticínios, desinfetantes e na armazenagem de alimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?