quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cosméticos: uso de chumbo somente em tintura capilar



Há alguns anos o chumbo utilizado em produtos cosméticos – em destaque para o batom – causou preocupação quando foi associado ao risco de câncer. Muito se falou, mas pouco foi comprovado sobre essa relação. Entretanto, a substância foi proibida como item ingrediente nos cosméticos, com apenas uma exceção: a tintura capilar.
No Brasil, a regulamentação* do uso da substância acetato de chumbo em cosméticos foi definida ontem (27/03/2013) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o regulamento, a substância só poderá ser empregada em produtos utilizados como tintura capilar e a concentração máxima expressa em chumbo no produto final não poderá ser superior a 0,6%.
Além disso, os rótulos das tinturas capilares que utilizarem acetato de chumbo na composição deverão trazer informações específicas sobre condições de uso e advertências.  Dentre os principais alertas estão: manter fora do alcance de crianças, evitar contato com os olhos, não utilizar durante a gravidez, lavar bem as mãos após o uso e não usar para tingir os cílios, sobrancelhas e bigodes.
O novo regulamento também restringiu o uso da substância pirogalol em produtos cosméticos. A substância, utilizada como corante de oxidação para cabelos, era de uso livre. Agora, deve ter concentração máxima de 5% pH até 5. Os cosméticos que contêm pirogalol também deverão seguir requisitos específicos de rotulagem.

Fonte: Blog da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de incluir seu nome no final do comentário, ok?